Redução das taxas e pausa de 90 dias: China e EUA chegam a acordo sobre tarifaço
Tarifas dos EUA sobre as importações chinesas cairão de 145% para 30%. Já as taxas da China sobre os produtos americanos serão reduzidas de 125% para 10%.
Por Administrador
Publicado em 12/05/2025 08:02
Brasil

Os Estados Unidos e a China concordaram em reduzir durante 90 dias as chamadas "tarifas recíprocas" entre os dois países.

 

  • Com o acordo, as tarifas dos EUA sobre as importações chinesas cairão de 145% para 30%.
  • Já as taxas da China sobre os produtos americanos serão reduzidas de 125% para 10%.

 

"Ambos os países representaram muito bem seus interesses nacionais", disse o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. "Temos um interesse comum em um comércio equilibrado, e os EUA continuarão caminhando nessa direção."

"O consenso das delegações neste fim de semana é de que nenhum dos lados deseja um desacoplamento", continuou Bessent. "E o que havia ocorrido com essas tarifas altíssimas era o equivalente a um embargo e nenhum dos lados quer isso. Queremos o comércio."

A escalada das medidas tarifárias do presidente americano Donald Trump, com o objetivo de reduzir o déficit comercial dos EUA, abalou os mercados financeiros no mundo todo no mês passado.

Agora, após a notícia do acordo com a China, o dólar subiu em relação a outras moedas importantes e os mercados de ações se recuperaram, o que ajudou a aliviar as preocupações sobre uma possível recessão global.

 

FONTE: G1 

 

Comentários