Pesquisa revela que os Lençóis Maranhenses é o 3º parque nacional mais lembrado por brasileiros
23/04/2024 12:34 em Maranhão

De uma lista com 16 nomes de parques naturais do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o terceiro mais lembrado. É o que revela a pesquisa “Parques do Brasil – Percepções da População”, divulgada semana passada pelo Instituto Semeia, organização não-governamental (ONG) que trabalha para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação brasileiras. Com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo) e do Instituto Ekos Brasil, a quarta edição do estudo ouviu 1.539 brasileiros e brasileiras de 10 regiões metropolitanas do país, entre julho e agosto de 2023.

De acordo com o levantamento, os parques nacionais mais lembrados, pela ordem, foram Chapada Diamantina (BA), mencionado por 53% das pessoas entrevistadas; Chapada dos Veadeiros (GO), por 50%, e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), por 48%.

Apesar da maioria da população brasileira conhecer algum dos 569 parques naturais no Brasil, cerca de um terço ainda não esteve em um lugar como esse. Os dados servem para ajudar a entender como os brasileiros percebem, interagem e refletem sobre as condições dos parques naturais e urbanos.

O estudo também revelou que, apesar de estar na lista, o meio ambiente está longe do primeiro lugar no ranking das principais preocupações da população brasileira. Em primeiro, aparecem os crimes e violência contra pessoas (53%), seguido de qualidade da educação e no atendimento à saúde (47%). São aspectos de menor preocupação a proteção ambiental (21%), poluição e mudanças climáticas (18%) e acesso à água limpa e ao saneamento (16%).

Quando perguntadas sobre temas ambientais de maior interesse, 81% das pessoas entrevistadas responderam “poluição das águas”; 76% “estilo de vida saudável”; e 73% “conservação da fauna e da flora”. Mesmo os temas ambientais menos mencionados tiveram 43% das respostas, indicando interesse do público com a agenda ambiental e oportunidade para mobilizá-lo.

 

Fonte: Central de Noticias Brasil

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!