Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada nesta segunda (23) em São Luís
22/04/2018 12:06 em Maranhão

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia nesta segunda-feira (23), a campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) com o objetivo de reduzir as complicações causadas pela doença em públicos prioritários. A campanha se estenderá até o dia 1º de junho, sendo que 12 de maio será realizado o chamado Dia D, data da mobilização nacional, para potencializar a adesão à campanha.

A Semus informa que a vacina contra a gripe está disponível em todos os postos da rede municipal de saúde, mas é direcionada a um público específico, definido pelo Ministério da Saúde, que inclui pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

A Semus orienta as pessoas a levarem o cartão de vacina aos postos e, no caso de pacientes com doenças crônicas, é necessário apresentar comprovação.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três tipos do micro-organismo: o H3N2, o H1N1 e o B, e tem eficácia de seis a 12 meses, sendo contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica grave às proteínas do ovo, a qualquer componente da vacina e crianças menores de 6 meses de idade.

 

Fonte: G1 Maranhão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!